Assim como em humanos, o câncer de mama também pode atingir os pets.
Outubro Rosa é uma ação que ocorre todos os anos. O intuito da ação é ressaltar a importância da conscientização, prevenção e tratamento da doença.
Os casos de câncer de mama em gatos e cães são muitos. Nas cadelas 50% dos tumores são malignos e pasmem a possibilidade em gatas chega a 90% .
As causas da doença são a atuação dos hormônios sexuais, principalmente quando as cadelas são medicadas com anticoncepcionais ou suplementação. A gravidez psicológica (pseudociese) também é um fator de risco. Outro fator importante é o peso. Manter um peso ideal em fêmeas mais novas terão menor chance de desenvolver o câncer.
Fique atento à alguns sintomas em seus pets tais como: nódulos na região das mamas, dor, inchaço, secreção. O diagnóstico precoce ajuda muito as chances de recuperação.
Além da cirurgia, a quimioterapia também ajuda no tratamento, os efeitos são bem parecidos com os dos humanos, queda de pelo, enjoos, diarreia, vômitos.
Os médicos veterinários alertam que uma prevenção para isso é a castração das fêmeas antes do primeiro cio, pois estudos mostram que elas apresentam 0,05% de chances de desenvolver a doença.
Anticoncepcionais e vacinas anti-cio, não são aconselháveis. Mantenha sempre as consultas e a saúde do seu pet em dia, a medicina veterinária não é somente de caráter emergencial, mas sim preventiva.
Ana Bittar
Jornalista MTB 0084520/SP